A tecnologia do futuro no segmento de indústrias, vem tomando conta do ambiente ‘’chão de fábrica’’ conduzindo atualização e domínio parcial, e, ou total em algumas indústrias, nos campos de automação.
Indústria 4.0 é um conceito atual que envolve inovação tecnológica e melhora em processos.
Esta digitalização está modernizando indústrias ao redor do mundo, trazendo benefícios, e maior eficiência e facilidade de customização.
Esse novo cenário de revolução traz grande impacto em diversos setores, ocorrendo mudanças no mercado.
O termo industria 4.0 se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia. O termo foi usado pela primeira vez na Feira de Hannover em 2011. Em Outubro de 2012 o grupo responsável pelo projeto, ministrado por Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH) e Kagermann (acatech) apresentou um relatório de recomendações para o Governo Federal Alemão, a fim de planejar sua implantação.
A evolução da indústria vem da seguinte forma :
• A industria 1.0 – Era da mecanização, com o surgimento da máquina à vapor e mecanização do trabalho manual no século XVIII.
• A indústria 2.0 – Era da eletricidade, com surgimento da produção em massa e linhas de montagem nas fábricas, no século XIX.
• A indústria 3.0 – Era da automação industrial da computação e da eletrônica no século XX.
• A industria 4.0 – Era dos sistemas cyberfísicos e transformações digitais, marcando assim a quarta e nova revolução industrial, a partir do século XXI, a indústria 4.0, também conhecida por I4.0.
Com a introdução da I4.0, houve uma interligação econômica entre pessoas, máquinas, produtos, empresas, robôs, sistemas de software, e indústrias. Esse desenvolvimento afeta não apenas os processos de produção e armazenamento.
Para compreender melhor toda essa transformação, é importante observar os pilares da I4.0, as tecnologias que envolvem todo o processo de construção e desenvolvimento desta nova indústria, que são:
Segurança da Informação Big Data IoT (Internet of Thinks) Realidade Aumentada Robos autônomos e colaborativos Computação em nuvem Manufatura aditiva Simuladores Integração de sistemas
Direcionando a esse segmento, a MP Automação sinaliza os sensores Wenglor
A wenglor está estabelecendo novos padrões na tecnologia de sensores indutivos A weproTec está abrindo novas aplicações para soluções de sensores indutivos com eficácia inigualável. Essa tecnologia revolucionária impede que dois sensores dentro de um sistema influenciem um ao outro reciprocamente. Como resultado, a weproTec possibilita a montagem de sensores diretamente próximos e opostos um ao outro. O aumento das distâncias de comutação e a interface IO-Link integrada também aumentam a eficiência, reduzem os custos de estoque e tornam seus processos de automação adequados para o Industry 4.0
Matriz - ES | Av. São Pedro, 292 Jardim Limoeiro, Serra - ES, 29164-444 Filial - MS | R. Clodoaldo Garcia, 1549 Santos Dumont, Três Lagoas - MS, 79621-000